DOUTRINAS RECOMENDADAS PARA ESTUDO

Aos queridos alunos e bloggeiros que me escrevem pedindo orientação sobre livros para estudo, vamos lá!

CPC/1973 COMPARADO COM O CPC/2015. 
Para DOWNLOAD GRATUITO: 

Doutrina estilo Manual de Graduação:


O volume I da coleção de Direito Processual Civil do Prof. Humberto Theodoro Júnior alcança um “marco”. Trata-se da 55ª edição. Poucos autores brasileiros, mesmo se considerarmos o setor apenas literário, alcançaram cinqüenta edições de um volume.
O volume I tem sido editado ininterruptamente desde 1985. Houve anos em que foram publicadas duas edições, em decorrência do sem-número de reformas por que tem passado o Processo Civil brasileiro.
A coleção é composta por 3 volumes. No volume I você encontra todo o conteúdo das disciplinas de TGP, Processo Civil I e Processo Civil II, pois são tratadas a Teoria Geral do Processo e todo o Processo de Conhecimento, da Petição Inicial até os Recursos. No volume II encontram-se o Processo de Execução e  o Processo Cautelar. Já no úlimo volume, você encontra os procedimentos especiais.

É um CLASSICO ! Ensina bem tudo o que você precisa saber na graduação!




Apesar do nome, o Manual da Mediação Judicial é um obra completa elaborada em parceria entre o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça, onde são abordados com bastante profundidade os temas NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e MEDIAÇÃO.

A obra está integralmente disponível para download e sem dúvidas é uma das mais didáticas do mercado. Acesse aqui:

 

Este curso de direito processual civil, organizado em três volumes, apresenta um escrito completo sobre processo. Os tópicos são bem realçados e de fácil localização, o que facilita sobremaneira a consulta do livro. A obra contribui para a formação do conhecimento jurídico de estudantes de graduação, servindo também como ferramenta de trabalho para operadores de direito que prestam função jurisdicional. O volume 1 trata da teoria geral do processo e do processo de conhecimento, paralisando as anotações a partir do momento em que desfechadas foram as considerações relativas à sentença e à coisa julgada, após o percurso da análise de outros 11 capítulos, assim divididos: 1 - Direito processual civil; 2 - Jurisdição e competência; 3 - Da ação; 4 - Do processo; 5 - Atos processuais; 6 - Partes e procuradores; 7 - Petição inicial; 8 - Defesa do réu; 9 - Ministério Público; 10 - Audiências; 11 - Prova.  Os recursos e o processo de execução estão no vol. II. E as medidas cautelares e as novas tutelas antecipadas no vol. III. Muito boa esse doutrina! Vale a pena!!!

parte3

“A ciência isolada da prática é uma ciência estéril, enquanto a prática do Direito, distante da ciência, pode se tornar puro charlatanismo.”Por esta razão, preocupado com a compreensão científica do Direito Processual Civil aliada à sua aplicação, o Prof. Alexandre Freitas Câmara apresenta, nesta obra, exemplos de situações práticas ao lado da abordagem teórica das questões suscitadas. Conta, ainda, com informações do Direito Comparado e de Evolução Histórica dos institutos, ao longo dos capítulos a eles destinados, proporcionando uma leitura mais ágil e com vários enfoques.O Autor, Professor de Direito Processual Civil na EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – e de vários cursos preparatórios para concursos públicos, bem como conferencista nos principais seminários de Processo Civil, oferece ao leitor uma variedade de opiniões no que tange a relevantes polêmicas doutrinárias, somando, às suas, as posições dos mais eminentes juristas.



A obra trata dos temas relativos ao Processo Civil e às alterações produzidas na legislação processual. O autor faz uma abordagem com as tendências doutrinárias e jurisprudenciais sobre os assuntos tratados e exemplos para o entendimento e a memorização.

Com conteúdo alinhado às reformas do Código de Processo Civil, o trabalho está organizado em volume único que abrange seis divisões, totalizando oitenta capítulos - 'Teoria geral do processo', 'Processo/fase de conhecimento', 'Meios de impugnação das decisões judiciais', 'Execução', 'Tutela de urgência' e 'Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa'.

Excelente livro !!!


Doutrina estilo Código Comentado:



Estes são os novíssimos Códigos de Processo Civil anotados, o primeiro da Professora Teresa Arruda Alvim Wambier e o segundo coordenado pelo brilhante José Miguel Medina. Como não poderia deixar de ser, ambos são um show de livro, que conseguem  conjugar referências jurisprudenciais bem como conteúdo doutrinário bastante didático. Excelentes! O propósito destes Códigos de Processo Civil Anotados é acima de tudo informativo, cuidando de resenhar a posição atual da doutrina e da jurisprudência sobre a aplicação prática do Novo Código de Processo Civil e correlata legislação extravagante.

Com toda certeza, tratam-se de obras de grande importância, imprescindíveis para os profissionais do Direito que primam pelo bom exercício do processo civil!


Novidade também é o Código Comentado do Professor Misael Montenegro Filho. São mais de mil artigos, muitos deles com parágrafos, incisos e alíneas. Além disso, as sucessivas reformas a quem vem sendo submetido nosso Código de Processo Civil desde meados da década de 1990 representam permanente desafio aos processualistas que se dispõem a enfrentar uma empreitada como essa. Prioriza a reprodução de julgados mais recentes, o tratamento de questões que se repetem na rotina forense, para oferecer resposta para indagações freqüentes, resoluções do CNJ, julgados de tribunais de referência e súmulas dos Tribunais Superiores e de alguns Tribunais Estaduais após cada parágrafo, inciso e alínea que o compõem. Muito boa obra, vale a pena. Mistura bem doutrina e jurisprudência.









Para quem já quer estudar em um nível um pouco mais avançado:



Este livro é a atual coqueluche! Todo estudante e advogado vai precisar dele se quiser compreender com profundidade as origens, as polêmicas e as inovações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil.

O livro está completamente atualizado com referências a todas as alterações contidas na Lei 13.105/2015 (Novo Código de Processo Civil).

Significativas alterações foram feitas, também, nos capítulos sobre teoria da ação (aprimoramento do item sobre a teoria da asserção), competência (referência a novas decisões a respeito) e resposta do réu, com a inclusão de novos itens. De fato, tem qualidade, Prof. Didier, um baiano muito sabido !


Este é o novo Manual de Direito Processual de Cassio Scarpinella Bueno que veio substituir a sua coleção de direito processual civil. 
O livro sistematiza o novo processo civil, fazendo um exame completo de seus institutos, conforme a Lei n. 13.105/2015, que estabelece o novo Código de Processo Civil. Além disso, conta com vocabulário ao final, auxiliando o leitor a inteirar-se da terminologia técnica da disciplina.
O autor é verdadeira autoridade a respeito do novo CPC, tendo ministrado inúmeras aulas, palestras e seminários desde a promulgação do novo Código e publicado com a Saraiva o livro Novo Código de Processo Civil Anotado.
A obra contém as principais modificações do novo CPC: 1) Intervenção de terceiros; 2) Tutela provisória; 3) Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas; 4) Redução das hipóteses de cabimento do agravo de instrumento; 5) Generalização dos agravos internos; 6) Prolongamento do julgamento não unânime; 7) Incentivo aos meios alternativos de solução de conflitos; 8) Contagem de prazos e suspensão de intimações forenses; 9) Protesto da sentença e negativação do nome do executado; 10) Ampliação do rol dos títulos executivos judiciais; 11) Fundamentação das decisões judiciais; 12) O novo procedimento comum; 13) Inversão prévia do ônus da prova; 14) Precedentes e casos repetitivos; e 15) Julgamento antecipado parcial de mérito.
A obra é maravilhosa! Mas não recomendo aos marinheiros de primeira viagem...a leitura é um pouco densa!




Desde o seu lançamento, este livro, então denominado Manual do Processo de Conhecimento, obteve ampla aceitação do mercado, tornando-se um verdadeiro best-seller e referência obrigatória para acadêmicos e concursandos.

Tal fato deve-se à forma clara e didática com que os autores expõem o conteúdo nele tratado. Pensando justamente neste público, os autores decidiram ampliar a abrangência da obra, criando um curso efetivo.

O livro é excelente! Os conteúdos de DPC I e II estão no V.2





ESPECÍFICOS SOBRE RECURSOS


Como o título revela, trata-se de uma introdução ao estudo dos recursos cíveis e da ação rescisória. 

Este ensaio originou-se da atualização da monografia apresentada ao final do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil do Instituto Brasileiro de Direito Processual, e da unificação das apostilas com o conteúdo das aulas ministradas na disciplina Direito processual civil III

Para estudar recursos, na minha opinião é dos melhores.. Muito bom mesmo, vale a pena... 







Em linguagem objetiva e simples esta obra cuida de tema fundamental na prática forense: os recursos. Dividida em cinco partes: teoria geral, princípios fundamentais, recursos em espécie, tutela de urgência no âmbito recursal e ordem dos processos no tribunal, dá destaque a questões complexas, como o prequestionamento, constituindo verdadeiro guia para a compreensão e aplicação da matéria. Para maior comodidade, traz todas as súmulas do STJ e do STF. Esta obra encontra-se atualizada de acordo com a Lei n. 11.672, de 08/05/2008.








Merecem registro:
  • WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso avançado de processo civil. São Paulo: Saraiva, 2010. v.2 
  • ALVIM, Arruda, Manual de Direito Processual Civil. São Paulo: RT, 201. v. 2
  • MOREIRA, José Carlos Barbosa. O novo processo civil brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2010 
  • DONIZETE, Elpídio. Curso Didático de Direito Processual Civil. São Paulo: Atlas, 2010.
  • GONÇALVES, Marcus Vinicius. Direito Processual Civil Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2011.
ESCOLHA UM LIVRO PARA VOCÊ E DEDIQUE-SE BASTANTE AO ESTUDO DO PROCESSO CIVIL!!!
    Deixe seu Comentário
    Comente no Facebook

9 comentários:

  1. Gostei muito de ler sobre os bons livros de Direito Processual Civil, pois desejo especializar-me nesta matéria tão gostosa de estudar. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada mesmo pelas sugestões, estava a procura de alguns sem saber o que comprar, e tenho preferencia por volume único.
    O post ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, com toda certeza não serão todas essas obras, mas já pontuei algumas que futuramente pretendo adquirir. Parabéns por tais indicações!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, está de parabéns!
    Algum link disponibilizado pra fazer os download destes livros?

    ResponderExcluir
  5. Excelente iniciativa e desde já agradeço disposição de partilhar estudos e indicativos relativos ao novo CPC/2015.

    ResponderExcluir
  6. Em parte, graças aos comentários, acabei por adquiri as obras do Alexandre Câmara e do Daniel Assumpção Neves. Assumpção Neves é o mais citado dentre os doutrinadores processualistas, pelos "concurseiros" de MP e Magistratura, portanto valeu também esta dica. Em segundo lugar vem a obra do Marinoni. Alexandre Câmara é menos citado, mas parece ser mais sintetizado que os demais, por isso adquiri também esta obra (que é recomendada para profissionais do direito, concurseiros e alunos da graduação). Espero gostar das obras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica! Estude por apenas um doutrinador, no máximo tenha mais um para complementar algum assunto que achar necessário. Nosso cérebro gosta de familiaridade com livros para poder memorizar o que estudamos.

      Excluir
  7. Fredie Didier realmente é o "top" dos doutrinadores atualmente, na questão de completude de suas obras (aborda de forma profunda todos os aspectos do processo civil) Sua coleção é densa e completa, levando um bom tempo para ler tudo e assimilar. Pesou "contra" para minha aquisição o valor dos 5 volumes é de aproximadamente 530 reais, o que vale , muito a pena caso o estudante vá se aprofundar nos temas processuais civis, lecionar, ou partir para uma extensão, em minha humilde opinião. Paguei na promoção da Amazon cerca de 205 reais pelo livro do Câmara e do Assumpção JUNTOS (+- 65 o Câmara, +- 140 o Assumpção).

    ResponderExcluir